Todos os que não obedecem ao evangelho e não conhecem Jesus, a Bíblia diz que estão mortos em suas ofensas e pecados (Efésios 2:1).
Quando Jesus iniciou seu ministério e começou a recrutar os seus primeiros discípulos, a Bíblia conta que Ele deixou a cidade de Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali, para que se cumprisse a profecia de Isaías que diz:
“(...) aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou” (Mateus 4:16).
Essa profecia mostra que, antes de Jesus chegar, as pessoas viviam mortas figuradamente falando.
E a Bíblia também mostra que as pessoas só passam a ter vida em si mesmas depois de ouvir a voz do Filho de Deus e ressuscitar pela fé no batismo das águas e viver para Deus. Veja:
“Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:25).
Todos aqueles que tiveram o privilégio de ouvir a voz de Jesus anunciando o reino dos céus e creram Nele, passaram da morte para a vida:
“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
Assim também acontece nos dias de hoje: “vem a hora, e agora é” em que os mortos (aqueles que não conhecem Jesus) ouvirão o evangelho sendo pregado e viverão - como aconteceu comigo e com você.
Pois a palavra de Cristo atravessa gerações e continua com a mesma eficácia de quando Jesus veio na terra, pois ela é viva. Afinal de contas, é o próprio Deus na forma de Verbo.
Ressuscitados pela fé
A Bíblia também compara as pessoas que não conhecem e não obedecem a Deus como sepulcros:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mateus 23:27).
Imagine essa analogia: estar presos numa sepultura. Pois é exatamente assim que a Bíblia compara aqueles que estão mortos em suas ofensas e pecados.
E da mesma forma que Lázaro estava numa sepultura e veio para fora ao ouvir a voz daquele que se declarou como a Ressurreição e a Vida, assim também aqueles que estão presos em sepulcros caiados ressuscitarão pela pregação do evangelho, se tão somente crerem e obedecerem.
Obedecerem, por exemplo, quando Jesus fala acerca do batismo nas águas, dizendo que “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” e que “aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:3-5).
Gerados para a vida eterna
O apóstolo Pedro declara que fomos gerados de novo para uma viva esperança (1 Pedro 1:1) - a esperança de viver para sempre com o Senhor Jesus. E que fomos gerados de novo “pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1 Pedro 1:23).
Em que momentos somos gerados de novo para essa viva esperança? Pela fé no batismo nas águas:
“Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas” (Colossenses 2:12-13).
Uma vez compreendido o propósito da vida eterna, o novo nascimento torna-se o evento mais importante na vida de um ser humano. Pois ele entende que pela sua fé e obediência ao evangelho, já tomou posse da sua herança e irá batalhar todos os dias para que ninguém tome a sua coroa:
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6:54).
Glória a Deus, aleluia 🙏
Adorei 🤩👏 muito.Você está de parabéns Maiara Pires.Por colocar estas palavras do evangelho do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.Para nós,nos lembramos como nós devemos obter a nossa salvação...
Amém 🙌 glória
Glória a Deus!