Natal é dia de confraternização, de amizade, de amor e de compartilhamento. É dia de fazer o coração se aquecer. E como o nosso coração se aquece? Por meio das boas obras.
É quando você dá um abraço ou um presente para alguém, quando deseja Feliz Natal, prepara uma ceia na sua casa e chama seus parentes, amigos e irmãos para compartilhar aquele momento com você.
Tudo isso e mais um pouco faz o nosso coração queimar, faz a chama do Espírito Santo acender os nossos corações. É a empatia.
Empatia é tomar partido do sentimento alheio, da tristeza alheia e da alegria. É você se colocar no lugar daquela pessoa que está sofrendo e que está sozinha nesse Natal, que não tem o que comer, não tem o que beber, não tem ninguém para lhe dar um abraço. É você se colocar no lugar dela.
Quando compartilhamos o que temos, isso faz o nosso coração se aquecer. E não existe época melhor que essa para praticar essas boas obras e desejar não somente um Feliz Natal, mas também um novo ano abençoado.
Desejamos, portanto, que o Espírito Santo possa estar abençoando a casa, o lar, a família de cada um. Que Cristo Jesus possa nascer todos os dias nos nossos corações e que possamos procurar ser semelhantes a Ele, porque Jesus é o exemplo de homem, de fidelidade, de caráter, de justiça, de mansidão e de humildade.
Todos os adjetivos possíveis para uma pessoa melhorar estão em Cristo. Você quer se tornar uma pessoa melhor? Siga os passos de Jesus. Ande, pense, fale e sinta como Jesus.
Se fizer isso, tornará a sua casa um lugar bem melhor, assim como o seu local de trabalho ou de estudo e por onde quer que vá. Jesus veio tornar os homens melhores por meio da sua postura.
Natal não é uma data somente para lembrar que o Filho de Deus nasceu, que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Também é para lembrar que, se procurarmos imitá-lo, tudo será melhor para nós e que, ao fim de tudo isso, alcançaremos o reino que Jesus foi preparar para aqueles que o amam e obedecem ao evangelho.
Ouça no Spotify "Celebre o Natal sendo imitador de Cristo - Bispo Luciano Nascimento":