“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33)
O Dicionário Online define a aflição como a condição de quem está aflito, angustiado, preocupado. Sofrimento causado pelo desgosto. Tristeza ocasionada por alguma dificuldade. Excesso de preocupação; ansiedade, angústia.
Quando Jesus declara que no mundo teremos aflições, mas, que, devemos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo, estava querendo dizer que também passou por aflições, angústias, tristezas, foi traído, humilhado, ultrajado, cuspido, zombado, mas permaneceu firme até o fim.
Viver não é fácil. Desde o primeiro momento em que nascemos, até o último dia da nossa existência, teremos aflições. Isso não significa que temos que nos acostumar com elas, mas, sim, aprender a administrá-las e acreditar que Jesus estará conosco todos os dias da nossa vida.
A dor é necessária
A aflição corrói a alma, destrói o coração, quebra todos os paradigmas da nossa emoção. Ela nos deixa frágeis, pequenos, impotentes.
Deus até permite que venhamos nos sentir assim, porque, é na nossa fraqueza que Ele consegue manifestar em nós o Seu poder. É quando estamos fracos que somos fortes porque a força de Deus se aperfeiçoa em nós.
Mas como aceitar isso? Como acreditar que é assim que funciona, que primeiro temos que chorar pra depois se alegrar? Primeiro temos que perder pra depois achar? Primeiro diminuir pra depois crescer?
Ora, ninguém gosta de passar por aflições. Ninguém gosta de chorar, de passar por momentos difíceis. Em outras palavras, quem é que gosta de sentir dor?
As pessoas já chegam ao hospital querendo que o remédio arranque a dor na mesma hora. Têm pessoas que já chegam fazendo barraco, brigam com todo mundo. No momento da dor, todos querem prioridade.
Existem dores que o dinheiro consegue arrancar ou amenizar. Mas existem dores que, enquanto não formos tratados, ela não passa, principalmente, se a dor for emocional.
A dor da alma leva tempo para passar. E só o Médico dos Médicos é quem vai poder nos ajudar.
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados
Na maioria das vezes, a dor não tem causa nenhuma. Existem pessoas que sentem dor e aflição porque estão colhendo o que plantaram e bate aquele remorso.
Em algumas, bate o arrependimento porque percebem que estão sofrendo devido às coisas erradas que fizeram e verificam que não dá mais para voltar atrás e consertar o erro que cometeram.
O que resta a fazer é curvar a cabeça, confiar em Deus e esperar esse momento difícil passar. Mas existem aquelas pessoas que não fizeram nada errado e mesmo assim estão passando por tantos momentos difíceis em suas vidas.
Mas a palavra diz que são bem-aventurados os que choram porque eles serão consolados. Bem-aventurados os que são injuriados, perseguidos, porque deles é o reino dos céus.
Temos que procurar fazer de tudo para acreditar nessa palavra e entender que, se acreditarmos nela, a nossa fé não será em vão. Todo sofrimento e todo tormento serão convertidos em benção.
O Senhor promete mudar a nossa história. Então, temos que confiar em Deus. Por maior que seja a dor, por pior que seja o momento que estejamos passando, não existe outra alternativa. Não adianta ficar murmurando, reclamando.
O certo a fazer é orar e pedir ao Deus e Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que cubra as nossas vidas com o Seu sangue e cuide de nós, da nossa família e daqueles que se encontram doentes, aflitos, angustiados, tristes e oprimidos.
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus" (2 Coríntios 1:3-4).