"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" (Atos 10:38)
Ter paz e saber que Deus está com ela, são características da pessoa que nasce de novo nas águas do batismo.
Quando entrega a sua vida para Jesus, o novo convertido adquire as virtudes do Espírito Santo e anda fazendo o bem.
Só de você não fazer o mal, você já está fazendo um bem para a sociedade.
Só de você ficar na sua, viver a sua vida, não se meter na vida de ninguém, já está fazendo bem, inclusive, para você mesmo e para quem está ao seu redor.
Outra característica é curar os oprimidos do diabo.
Como?
Se preocupando com o próximo e procurando saber como está aquela pessoa que anda triste, angustiada, cabisbaixa, depressiva e ansiosa.
Seja um instrumento de paz
A depressão e a ansiedade se tornaram o mal do século porque as pessoas não se preocupam mais umas com as outras e também por causa da carência afetiva.
"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará" (Mateus 24:12)
Hoje, as pessoas dependem do carinho e afeto dos pais, do marido, da esposa, dos filhos e dos amigos para serem felizes.
Mas não é isso o que a palavra ensina. O amor de Cristo preenche toda e qualquer lacuna do nosso ser. E, além de preencher, nos faz transbordar.
Ou seja, não precisamos depender da atenção de ninguém para nos sentirmos melhor porque a graça de Deus nos basta e teremos mais para dar do que receber. E o dar sem receber nada em troca, por si só, nos anima e nos entusiasma.
Significa, então, que quando você se batiza, você tem paz, tem as virtudes do Espírito Santo e se preocupa com os oprimidos do diabo por causa da misericórdia que passa a ter como Jesus tem da humanidade. Você se compadece de quem ainda não está salvo.
"E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5)
Mantenha as suas lâmpadas acesas
A transformação, portanto, começa quando você decide entregar sua vida para Jesus, pegar firme com Deus e se lançar de corpo, alma e espírito na jornada do reino dos céus.
Se você já é batizado, então é hora de buscar essa paz através do Espírito Santo, não perdendo a oportunidade de encher as suas lâmpadas (Mateus 25:1-13).
Todas as vezes que enche as suas lâmpadas com azeite, você sai para iluminar o seu caminho e o daqueles que ainda estão em trevas.
E na medida em que esse azeite acaba, é necessário colocar mais e mais, representando a sua busca pela presença de Deus para te fortalecer mediante às tentações e tribulações.
Desta forma, quanto mais próximo de Jesus você estiver, mais alívio e direção terá nos momentos difíceis.
Obrigada por essa explanação da Palavra, de forma leve, clara e pedagógica. Deus abençoe a vida de vocês.