A palavra mostra que, no passado, os homens viviam desgarrados, como ovelhas sem pastor, andavam perdidos (Isaías 53:6). Mas a misericórdia de Deus foi tão grande que Ele veio ao mundo como Filho por amor à humanidade (Lucas 1:26-29).
Quando Maria escuta a saudação do anjo que fala para ela sobre a graça de poder gerar o Salvador, fica sem saber o que aquilo significava. Pois, além de não se considerar tudo o que ele estava dizendo, ela não entendia como aquilo poderia se tornar realidade por nunca haver se deitado com homem algum.
Por aí aprendemos que quando Deus promete fazer algo nas nossas vidas, Ele vai fazer, mesmo não havendo possibilidades humanas. Tudo acontece pelo Espírito Santo.
Não tem outro que possa fazer uma obra regeneradora, restauradora, de cura, libertação e transformação a não ser o Espírito Santo. Pois é Ele quem nos ajuda em todos os momentos da nossa vida (Romanos 8:26).
Maria foi uma mulher que se deixou ser usada pelo Espírito Santo. Assim deve ser com cada um de nós. Você quer algo? Então, deixe o Espírito Santo entrar na sua vida e te usar.
A partir do momento que Maria entendeu o propósito de Deus na vida dela, permitiu que o Espírito Santo viesse agir e se entregou sem se preocupar com o que as pessoas iam pensar ou falar.
Pois, naquela época, era inconcebível para a sociedade uma mulher ficar grávida antes de se casar. Era vergonhoso para ela e para toda a sua família.
E ela não se importou se ia ser discriminada. Ela se entristeceu por José, seu noivo, não acreditar. Pois até mesmo para um homem aceitar uma mulher nessa condição era desonroso.
Mesmo assim, Maria seguiu em frente e abraçou o propósito de Deus de tal forma que ela deixou Jesus ser gerado em seu ventre, carregando o Salvador durante nove meses.
Depois que Jesus nasceu, ela o abraçou com um amor tão grande e o cuidou até chegar a idade de começar o ministério dele e o acompanhou até o seu martírio na cruz.
Maria não o abandonou porque havia aberto o coração para o Espírito Santo entrar colocando-se à disposição de Deus.
Jesus nasceu com o propósito de nos oferecer a vida eterna a fim de que estejamos com Ele para sempre no reino dos céus (João 14:3):
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Se Cristo veio ao mundo com o propósito da vida eterna, por que Ele curava e fazia tantos outros milagres? Porque as pessoas precisavam saber que Ele é o verdadeiro Deus e também para desfazer as obras do diabo: pestes, cegueira, surdez e outras maldições da lei (1 João 3:8).
Quando nos convertemos ao Cristianismo é porque cremos neste sonho de Jesus e que Ele é o único que detém o poder da ressurreição (1 Coríntios 15:3-6).
Jesus nasceu para salvar os homens. Se o sonho da vida eterna estiver dentro de nós, faremos como o apóstolo Paulo que entendia que o viver é Cristo e o morrer é lucro (Filipenses 1:21).
A cada dia temos menos tempo para buscar a Deus. Quanto mais longe ficarmos da palavra e da comunhão com os irmãos, menos chance temos de ir para o reino dos céus. Se vacilarmos, vamos perder o que é mais precioso: a nossa salvação.
A nossa oração é para que Cristo não venha morrer dentro de nós, mas, que sejamos como Maria que abraçou Jesus até a assunção dele aos céus, crendo quem Ele também nos ressuscitará no último Dia.
Continue gerando o Salvador no seu coração. Não largue Jesus, esteja com Ele até o seu último suspiro. Guarde bem o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Ouça no Spotify "Do céu se manifestou a misericórdia de Deus - Bispo Luciano Nascimento":