A Bíblia ensina que aquele que confia no Senhor é abençoado. E que quando colocamos a nossa esperança em Deus, nos tornamos como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro “(...) e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17:7-8).
Onde estão as suas raízes (entendimento)? Para onde elas estão estendidas? Onde você tem depositado a sua esperança? Que pensamentos têm povoado a sua mente? Na dúvida ou na certeza da vitória?
Dependendo do lugar para onde tem estendido as suas raízes, ou você viverá se arrastando ou frutificando. Mesmo a sua semente sendo boa, você não vai frutificar porque não estará sendo nutrido com a seiva da vida. Você foi chamado para ser árvore de justiça e plantação do Senhor (Isaías 61:3). Você é a lavoura de Deus (1 Coríntios 3:9) onde o Pai, que é o lavrador (João 15:1), espera colher bons frutos.
O Senhor Jesus é a fonte das águas vivas (Jeremias 17:13). É para este ribeiro que as nossas raízes precisam estar estendidas, pois é lá onde estão os elementos necessários para o nosso crescimento, a força, o sustento e a água que saciará a nossa sede quando o sol do deserto estiver escaldante (as tribulações).
Edificação do corpo de Cristo
Se um dia você foi uma pessoa fervorosa na obra do Senhor Jesus e hoje se arrependeu de ter colocado a mão no arado, não deixe esses pensamentos se transformarem em uma verdade absoluta. Saiba que a igreja do Senhor Jesus foi constituída para todos trabalharem. A obra não é exclusividade de algumas pessoas.
Cristo deu dons aos homens (Efésios 4:8) querendo o aperfeiçoamento de cada um para a obra do ministério e edificação do corpo de Cristo (Efésios 4:12). Em um reino, não é só o rei que trabalha, ele apenas governa, mas cada súdito exerce o seu papel. Ninguém fica parado. E você é participante do reino que o Senhor Jesus veio anunciar.
Ver o reino dos céus crescer e ajudar também é empatia, é ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus: a compaixão pelas almas que vão perecendo. Enquanto você estiver servindo a Deus, Ele cuidará de você e de tudo o que aflige o seu coração. Todas as coisas lhe são acrescentadas quando você busca em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6:33).
É mais provável uma pessoa que é nova convertida ser salva do que aquela que colocou a mão no arado e voltou atrás:
“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério” (Hebreus 6:4-6).
Há esperança para a árvore cortada
Quem coloca a mão no arado e volta atrás, já está selado com o número da besta (Apocalipse 13:18). Será coincidência o livro de João falar a respeito dos que tornam para trás justamente no capítulo 6:66? Reflita:
“Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele” (João 6:66).
Quando você perde a responsabilidade com as coisas de Deus, automaticamente também vai perdendo o seu compromisso com a salvação. Aqueles que se retiram dizendo para si mesmos e para os outros que estão bem, essa impressão de bem-estar pode levá-los à ruína. Se viver a sua vida por esse pensamento, quando menos esperar, a apostasia (esfriamento na fé) já terá tomado conta de você:
“Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32-33).
Se você se encontra sem ânimo e sem forças para continuar, estenda as suas raízes para o ribeiro, para a fonte das águas vivas que é Cristo Jesus. A Bíblia diz que há esperança para a árvore cortada, pois ao cheiro das águas ela dará os seus renovos:
“Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta. Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então, onde está? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota e fica seco, assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono” (Jó 14:7-12).
Não perca a sua salvação. Não torne para trás.