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O significado de Talmidim e sua relevância para os seguidores de Cristo

Publicada em 09/06/23 às 15:20h - 27 visualizações

por Bispo Fábio Saraiva


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 (Foto: Chatkarenstudio/Canva)
A mera tradução da palavra TALMIDIM (talmid, s.) não é suficiente para esclarecer sua relevância nos dias de hoje.

Precisamos conhecer sua história e seu contexto mais remoto para sabermos exatamente o que ela significa.

Na Galiléia, do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah (a Lei de Moisés, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco) aos 6 anos de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada.

O ensino era geralmente oferecido por um rabino "professor, mestre" nas sinagogas.

A partir dos 10 anos de idade, quando encerravam os estudos na escola primária (Beit Sefer), apenas os melhores e mais destacados alunos eram selecionados para a escola secundária (Beit Talmud). Os meninos que não prosseguiam os estudos eram ensinados na profissão da família. 

Os que haviam sido selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos, já sabiam de cor todas as Escrituras: além da Torah, também os livros históricos, de sabedoria e todos os profetas.

Com essa idade eram também iniciados na tradição oral, a sabedoria dos rabinos acumulada ao longo da história de Israel e passavam a discutir as interpretações e aplicações da Lei de Moisés.

Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado. Podemos citar o testemunho pessoal do apóstolo Paulo: 

"Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre o meu povo e em Jerusalém, todos os judeus a conhecem; pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião" (Atos 26:4-5)

O jugo do rabino

Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (trad. discípulos).

Os rabinos daquela época se distinguiam na maneira de interpretar e ensinar como aplicar a Lei de Moisés.

Cada rabino possui seu conjunto de regras e interpretações. Por exemplo, discutiam o que poderia ou não ser feito para guardar o shabat. Esse conjunto de regras e interpretações era chamado de “o jugo do rabino”. 

Hillel e Shamai, por exemplo, eram dois rabinos famosos no tempo de Jesus. Cada um deles tinha seus talmidim e muitos seguidores que se colocavam sob seu jugo.

A relação entre um rabino e seus talmidim era intensa e pessoal. Em Israel havia uma recomendação aos talmidim:

"Cubra-se com a poeira dos pés do seu Rabi”.

Isso significava que um talmid deveria observar tudo quanto seu rabino dizia, fazia e a maneira como vivia, pois sua grande ambição não era meramente saber o que seu rabino sabia, mas, principalmente, se tornar semelhante a ele.

Enquanto o rabino ensinava sua interpretação das Escrituras e vivia como modelo aos olhos de seus talmidim, cada talmid fazia todo o possível para, em tudo, imitar seu rabino de tal maneira a que se tornasse igual a ele.

O jugo de Jesus

O conceito de talmidim é um dos mais fundamentais do Novo Testamento. Assim como os rabinos de sua época, Jesus também chamou seus talmidim, com duas diferenças.

A primeira é que Jesus criticou os rabinos, seus contemporâneos, afirmando que colocavam um jugo pesado demais sobre seus seguidores e, que, eles mesmos não conseguiam suportar. Eram rabinos do tipo “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.

Jesus, além de viver de modo absolutamente coerente com seu ensino, oferece descanso aos talmidim dos outros rabinos, que viviam cansados e sobrecarregados, e promete aos seus talmidim “um jugo suave e um fardo leve”.

A segunda diferença é que os talmidim em Israel eram meninos extraordinários, uma elite intelectual e privilegiada.

Mas Jesus convida a todos, indistintamente, para que se tornam seus talmidim.

Pessoas comuns, como você e eu, podem seguir a Jesus e viver sob a promessa de que um dia se tornarão exatamente iguais a Ele.

Convido você a colocar o pé na estrada e seguir a Jesus como seu talmidim.



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