A partir da queda de Adão no jardim do Éden, o homem deixou de ter acesso a Deus. Para restabelecer esse contato, o Verbo se fez carne e veio ao mundo como Filho. A sua missão não foi simplesmente morrer em uma cruz. O seu propósito foi nos dar acesso direto ao Pai Celestial e restaurar a nossa comunhão com Ele:
“E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:18-19).
Antes de Jesus vir ao mundo, o contato com Deus era feito por meio de sonhos ou visões de profetas, sacerdotes e demais pessoas que buscavam ter uma vida de retidão:
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho , a quem constituiu herdeiros de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:1-2).
Os hebreus, então, construíram um tabernáculo onde guardavam e transportavam a arca da aliança e demais objetos sagrados. Este tabernáculo possuía três divisões: o átrio, o lugar santo e o lugar santíssimo. O lugar santo e o lugar santíssimo eram separados por um véu (Hebreus 9:2-3).
A arca da aliança representava a presença de Deus e ficava no lugar santíssimo onde só podiam entrar os sumo sacerdotes uma vez por ano para oferecer sacrifícios por si mesmos e pelas culpas do povo (Hebreus 9:7). Já o povo só podia ir até o átrio para oferecer seus sacrifícios a Deus.
Mas esse véu que separava o povo do seu Criador foi rasgado pela morte de Cristo na cruz do calvário. Com isso, não precisamos mais de intermediários para falar com Deus porque Jesus nos abriu um novo e vivo camnho pelo seu sangue:
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras” (Mateus 27:50-51).
Agora, você pode chegar com confiança ao trono da graça com inteira certeza de fé a qualquer tempo. Quando você entende que pode sair do átrio e se dirigir livremente à presença de Deus no lugar santíssimo, nada e nem ninguém mais pode te separar do amor de Deus:
“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus , que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno ” (Hebreus 4:14-16).
Assista: