“Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:37)
Era uma vez, um pequeno ratinho que gostava de roer tudo que via onde quer que fosse. Falava mal das pessoas, corroia e corrompia o entendimento de muitos com o seu veneno mortal. Para ele, era uma diversão.
O roedor tinha um jeitinho meigo, mas ao mesmo tempo sagaz. Todos que se aproximavam dele eram contaminados pelo que saía da sua boca. As pessoas paravam de orar, perdiam a pureza e se distanciavam do rei.
O ratinho achava que não estava sendo observado. Por isso, continuava espalhando críticas e comentários negativos, criando divisões e desconfianças entre amigos e familiares.
No entanto, havia um mordomo naquele palácio que observava tudo com atenção, esperando o momento certo para pisar na cabeça do ratinho mau.
O mordomo sabia que as palavras do ratinho eram destrutivas e que era hora de pôr fim à dissensão que ele causava.
Moral da história
Fale pouco de você, fale muito de Deus e não fale nada da vida dos outros. Todas as pessoas que você perceber que têm tempo de falar da vida de alguém são como esse ratinho.
Cedo ou tarde, elas serão ceifadas; o seu fim está próximo e não perceberão quando isso acontecer.
Deus está fazendo uma coisa nova no nosso meio e Ele não deixará o mal nos atrapalhar.
O poder das palavras
As palavras têm um impacto profundo. Provérbios 18:21 nos lembra:
"A morte e a vida estão no poder da língua; aquele que bem a utiliza come do seu fruto."
Devemos ser cuidadosos com o que dizemos, pois nossas palavras podem edificar ou destruir.
A vigilância do mordomo
Assim como o mordomo estava atento ao ratinho, Deus está atento às nossas ações e palavras. Ele nos chama a viver de maneira que O glorifique, evitando fofocas e críticas destrutivas.
Foco em Deus
A moral da história é muito relevante: devemos falar mais sobre Deus e menos sobre nós mesmos e os outros. Isso nos ajuda a manter nosso coração puro e focado nas coisas que realmente importam.
Novas oportunidades
Deus está fazendo algo novo. Quando nos concentramos Nele e em Sua obra, podemos experimentar renovação e crescimento espiritual.
Oração
Senhor, ajuda-me a guardar a minha boca e a ser sábio(a) com as palavras que falo. Que eu possa ser um canal de bênção para os outros e sempre glorificar Teu nome.
Livra-me de fofocas e críticas, e enche meu coração com o desejo de falar sobre Ti e Tua bondade. Amém.